Os melhores filmes nacionais

Tá certo que a gente ama, deseja e venera tudo que venha de Hollywood né, afinal de contas eles são realmente bons no que fazem, mas as vezes precisamos apreciar também as coisas locais, nossa música é muito boa, nossas praias são fantásticas, e porque não o nosso cinema? Eu gosto muito de filme nacional, não vi o tanto que gostaria, mas acho que dá pra fazer uma seleção bem legal de filmes bons que foram criados aqui, em terras tupiniquins, vamos dar uma olhadinha o/


10 - Primo Basílio
Eu adoro o livro, acho uma das histórias nacionais mais legais já escritas, e achei que o filme retratou, bem como eu imaginava, a história deste triângulo amoroso. Acho que todo mundo já leu o livro da escola né, portanto vale muito a pena ver o filme também, seja pela ótima direção de Daniel filho, ou pela impecável atuação de Débora Falabella, ainda mais quando doente, no finalzinho do filme, ou pra ver nossa queria e tão bem conceituada Glória Pires, com uma dentadura que é de dar nos nervos, eu não conseguia olhar confesso. E o filme é artiguinho né gente, então fiquem com os olhos abertos nos figurinos, que são lindos e inspiradores.


9 - Se eu fosse você
E falando em Glória Pires, ela atua aqui, em uma das comédias mais gracinhas do nosso cinema nacional. Parece um pouco com sexta feira muito louca sabe, mas conforme a história vai acontecendo, você vai se identificando com o casal e seus problemas, fora que é sensacional ver eles se comportando como o outro, eu choro de rir quando ele(no corpo dela) começa a sentir cólicas menstruais  ou quando ele pede a bebida dela, e depois eles trocam, enfim é super bem recomendado, afinal é super importante a gente perceber a vida pela perspectiva de outra pessoa.


8 - Central do Brasil

É nosso filme mais premiado de todos os tempos, é um clássico do cinema nacional já, toda vez que lembramos de cinema nacional, Central do Brasil é o primeiro da lista, só pra listar o filme ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, ganhou o Urso de Ouro, em Berlim e Fernanda Montenegro, a melhor atriz do Brasil, levou um Urso de Prata. O filme ainda levou outros dezessete prêmios em importantes festivais e premiações nacionais e internacionais. Faz bastante tempo que vi, mas esse é daqueles filmes que marcam a gente, a atuação da Fernanda é de ficar arrepiado. Quem não viu precisa ver agora, é uma ordem!!


7 - Carandiru
O que eu mais gosto no cinema nacional é exatamente essa história de retratar a nossa realidade, mesmo que não seja tão realidade assim, e gosto ainda mais quando conta alguma coisa que marcou nosso país, então esse filme baseado no livro do médico Drauzio Varella, é outro clássico do nosso cinema. O filme conta a vida dos presos de uma das maiores penitenciária do Brasil, onde ocorre uma repressão que resulta na morte de  mais de 100 presos. Algumas pessoas dizem que o filme foge um pouco da narração original do livro, como eu não li o mesmo, não posso dar opinião.



6 - Heleno
Ai que surpresa boa esse filme. Rodrigo Santoro interpreta o jogador de futebol, Heleno de Freitas, que era considerado, nos anos 40, o príncipe do Rio de Janeiro. Heleno era charmoso, galinha, amava estar dentro do estádio, e não perdia uma festa da sociedade carioca. Tinha a certeza que seria o maior jogador do Brasil, até uma sucessão de não tão bons contratos e a sífilis foram mudando o destino do jogador, que de uma grandiosa história de vida, se transformou em uma amarga tragédia. 

5 - Cazuza
Eu sou apaixonada pelos anos 80, e apaixonada pelo Cazuza e suas músicas, então sou super suspeita pra falar desse filme que com meus olhos de fã não me deixa acreditam que existam falhas, mesmo que elas existam, mas eu acredito que esses pequenos detalhes devem ser deixados de lado para que possamos apreciar a maravilhosa atuação de Daniel de Oliveira, que emagreceu muito para dar vida ao nosso muso, e aprendeu todos os jeitos e modos do cantor. E ah, vale muito a pena pela perfeita trilha sonora não é?




4 -  O homem do futuro 
Aqui, outro muso, desta vez Wagner Moura, dá vida ao personagem Zero, que volta no tempo duas vezes pra tentar 1) conquistar uma mulher (Alinne Moraes) e 2) arrumar a bagunça que fez voltando no tempo pela primeira vez. Há uma semelhança sim com De volta para o Futuro, mas pelo menos pra mim, não chega a incomodar, parece mais com uma homenagem, bem feita, do que uma cópia, ou até mesmo inspiração. Essa mistura de ficção científica, e comédia romântica funcionou no filme, talvez coma  ajuda de rostos conhecidos, talvez pela ótima trilha sonora, talvez somente por ser um filme do Cláudio Torres, o motivo não importa, corre logo pra ver porque vale super a pena.

3 - Lisbela e o Prisioneiro
Lisbela é dessas mocinhas que sonham em viver um romance de cinema, ela é noiva, mas se encanta por Leléu, um malandro que chega a cidade. O filme tem todos os clichês de comédias românticas  internacionais, mas adapta os personagem ao sertão nordestino, o que faz com que o filme fique ainda mais charmoso e delicioso de ver, além dos diálogos meio falando do filme, meio falando deles mesmo e confesso que está aqui em 3º lugar porque é desse filme, que vem a minha música preferida do Los Hermanos: Lisbela. Corre gente, vocês vão adorar o sotaque de Debora Falabella. 



2 - O Auto da Compadecida
É comédia, daquelas boas e com conteúdo. Tem, na minha opinião, os melhores atores do Brasil. Tem uma narrativa fantástica, e é diferente de tudo que você já viu. É assim que eu quero te convencer a assistir O Auto da Compadecida. A química entre Chicó e João Grilho é demais, as cosias que eles fazem para sobreviver, retratadas claro com muito bom humor, faz a gente pensar em como o povo brasileiro é realmente um povo abençoado. Além de se agraciar com esse filme super gostosinho, você ainda aprende sobre a cultura do nordeste que é uma delícia. 



1 - Tropa de Elite 1 e 2
Capitão Nascimento é o personagem mais completo e intenso do cinema nacional, na minha opinião. No primeiro filme, ele luta pra achar um substituto para ocupar seu lugar como capitão da Tropa de Elite, pois já cansou disso e quer começar a ter mais tempo com a família. No segundo ele luta contra o sistema, é ai que ele percebe que seus inimigos são muito mais poderoso e inteligentes que os traficantes das favelas. A narração de Wagner Moura, é a primeira vez que um filme mostra o ponto de vista dos policiais, é fantástica, mesmo as vezes dando a entender que não temos saída, que moramos mesmo em um país violento. Não vou ficar falando do quão sensacional o Wagner Moura é, porque isso vocês já devem saber, mas a atuação dele no filme, seu tom de voz, os gestos, realmente é impressionante. É meu filme brasileiro preferido.

Gente, é isso, foi bem mais difícil fazer essa lista do que eu imaginei, eu já vi muitos filmes nacionais bons, e quando me vi já tinha 20 nomes, mas resolvi colocar os que mais me envolveu de alguma forma, espero que vocês gostem!!!

6 comentários:

  1. Adorei sua lista!
    Adorei a postagem e o seu blog! Um amor mesmo.

    Vou voltar SEMPRE para visitar!

    http://reinventingstars.blogspot.com.br/

    Fan page: http://www.facebook.com/reinventingstars

    Retribuo comentários e seguidores!

    Um grande beijo,

    Carolina Maia.

    ResponderExcluir
  2. Você já assistiu 2 Coelhos? Achei sensacional, tão bom quanto Tropa de Elite. Assista..
    :D

    ResponderExcluir
  3. Tropa de Elite também é o meu favorito ^^

    Adorei seu blog e já tô seguindo.
    Beijos.
    www.duasvezesm.com

    ResponderExcluir
  4. Cara, não vi todos os filmes da sua lista.
    O Primo Basílio é muito bom! Gosto da atuação do Fábio nesse filme.
    Se eu Fosse você, creio que é uma das comédias mais legais que assisti.

    Cazuza é muito triste, não consigo mais assistir esse filme, nem quando passa na tv.
    Lisbela e o Prisioneiro eu tenho.. Adoro a trilha sonora.
    O Auto da Compadecida também tenho um box que contém filme e série.
    Tropa de Elite dispensa comentários. Não sei porque o Brasil não mandou esse filme para concorrer premiações. Não entendo isso. É sem dúvida um dos melhores filmes feitos no País.

    ResponderExcluir
  5. Acho que dessa lista só assisti 3 filmes.
    Vi Central do Brasil, mas faz muito tempo e nem lembro direito da história. Não gostei muito de Lisbela e o Prisioneiro.
    Amo O Auto da Compadecida, acho que é o único filme nacional que eu realmente gosto, sempre assisto!


    Beijos
    http://livrosetsurus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pelo menos uma pessoa concorda que temos sim filmes bons no Brasil... rsrsrs Todos os meus preferidos estão aí: Central do Brasil, Lisbela e o prisioneiro e O auto da Compadecida... E e você também é uma pessoa que (como eu) não acha que o nosso cinema se resume restritamente a Tropa de Elite. Os filmes são bons, mas não os melhores! Parabéns pela postagem e pelo blog :D

    http://hollywoodemcasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir